Google Doodle presta justa homenagem a negro brasileiro

googledoodle-ernesto-carneiro-ribeiros-175th-birthday

Em 12 de setembro de 2014, o Google Doodle foi em homenagem a Ernesto Carneiro Ribeiro. Você sabe quem foi Ernesto Ribeiro Carneiro? Eu não sabia, mas achei que havia algum motivo por trás da homenagem de mais um ilustre desconhecido da iconografia militante brasileira. Fui na Wikipedia e não deu outra:

Ernesto Carneiro Ribeiro (Itaparica, 12 de setembro de 1839 — Salvador, 13 de novembro de 1920), foi um médico, professor, linguista e educador brasileiro, afrodescendente, conhecido entre os historiadores brasileiros por exemplo pela polêmica mantida com Ruy Barbosa, seu ex-aluno, acerca da revisão ortográfica do Código Civil Brasileiro.

Wikipedia, Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Carneiro_Ribeiro, Acesso em: 12/09/14

Em pleno período escravagista, o brasileiro, acima de tudo, Ernesto Carneiro de Souza, se formou como médico, professor, linguista e educador, discutiu com Rui Barbosa, o “Águia de Haia”, aquele brasileiro que foi ensinar inglês na Inglaterra, sem precisar das tais “cotas” para negros, para entrar para universidade.

Fez-se por si mesmo, impondo-se com competência sem ser subvalorizado por “esmolas” e privilégios concedidos por governo populista que, através de tais benesses se mantém no poder sem dar a menor importância ao dano que causa à capacidade de luta e de auto-realização do povo brasileiro.